Muito tem acontecido com o lixão de Araras, e a situação da cidade não é muito boa. A Cetesb de Pirassununga encontrou irregularidades no aterro sanitário de Araras. A mais grave foi o flagrante de um caminhão descarregando lixo hospitalar no lixão. Foram encontrado gazes, ataduras e frascos de medicamentos, pelas normas ambientais, o material deve ser tratado e depois descartado, em local específico.
Em 2005, a prefeitura já havia sido multada em R$ 2,1 mil pela Cetesb por problemas no lixão. Depois disso, apresentou um projeto de regularização do aterro, mas a Cetesb pediu algumas readequações, como cercamento da área e análise de contaminação do solo. O prazo venceu em outubro de 2006 e até agora nada foi feito.
Apesar disso Araras está tentando crescer e se tornar um local melhor, por isso, a prefeitura investiu em novos caminhões de coleta seletiva, além disso está sendo feita a coleta seletiva porta a porta, o que também irá incentivar a população para o hábito de separar o lixo.
Com isso, contribuímos não só com o meio ambiente, ao preservar os recursos naturais, mas com a redução dos gastos com transporte dos resíduos para Paulínia.
Para ajudar a separar e encontrar o destino do lixo reciclável, a Prefeitura deve iniciar, a construção do novo barracão no Aterro Municipal. A previsão de investimento é de R$ 127 mil na construção do galpão, que terá também uma área reservada para depósito dos materiais, copa e sala de administração.
Feita por Aline Curriel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário