segunda-feira, 6 de junho de 2011

Descarte de medicamentos

Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para  gripe, pomadas etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou  simplesmente não devem mais ser usados?

Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento.

É importante lembrar que a incineração dos remédios não deve ser realizada em casa. Esse tipo de combustão elimina gases que podem causar intoxicação, além de  prejudicar o meio ambiente.

Não há nenhuma lei que regulamente o descarte de medicamentos. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece normas apenas para o lixo hospitalar, mas não faz nenhum tipo de regulamentação sobre como proceder com os resíduos residenciais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também não define normas específicas, mas estuda uma resolução que prevê que as farmácias e drogarias poderiam aceitar as sobras medicamentosas.

Uma das alternativas para diminuir a geração de resíduos  medicamentosos é a venda de remédios fracionados, no entanto a lei que regulamenta essa ação ainda não saiu do papel. Outra possibilidade é procurar farmácias magistrais que preparam os medicamentos de acordo com a necessidade de cada pessoa e, principalmente, na quantidade receitada pelo médico para o tratamento.



Como e onde descartar os medicamentos:

- Plantas medicinais - Podem ser descartadas no lixo comum, pois são consideradas lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.
- Cápsulas com extratos secos - Devem ser descartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locais que recolham resíduos de saúde.
- Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) -
Devem ser descartados em locais próprios que recolham resíduos de saúde.
- Medicamentos homeopáticos líquidos - Podem ser misturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.
- Glóbulos homeopáticos - Podem ser diluídos em água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.
- Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos - Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, devidamente limpos com água fervente.
- Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) - Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.
- Recipientes plásticos que acondicionam  semi-sólidos como cremes,  pomadas e loções - Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte.
- Bisnagas de alumínio - Devem ser abertas e limpas com papel e, em seguida, lavadas com água e detergente.

Fonte: http://www.fabricacom.com.br/



Por: Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário