Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos? De todo o lixo urbano, menos de 5% é reciclado? Você sabia que VOCÊ pode mudar essa história ?
O que nós podemos (e devemos) fazer para resolver essa situação? A reciclagem é uma das alternativas para tratarmos do lixo e contribuirmos para a conservação do nosso meio ambiente, trazendo benefícios para nós e para os outros. A finalidade da reciclagem é reaproveitar o lixo fazendo novos produtos e diminuindo assim a quantidade enviada para aterros sanitários; melhorar a limpeza da cidade; aumentar a conscientização dos cidadãos sobre o destino do lixo, entre outros.
Há quantos tipos de lixo? Existe o lixo domiciliar (restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos...); lixo comercial (papéis, papelões e plásticos); lixo industrial (madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos...); lixo hospitalar (seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos...); lixo de limpeza pública (galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados) e o lixo nuclear (decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.)
Enquanto daqui a algum tempo irá faltar água para a humanidade, o lixo sobra, cada vez mais. Por quê a sociedade insiste em fingir que não vê o que está acontecendo e o que está produzindo? Será que não percebem que todo o lixo produzido é o espelho dela própria? A conscientização, pode mudar o destino do lixo e a qualidade de vida do meio onde vivemos mas, para isso, precisamos de uma participação integral da sociedade, precisamos ter consciência dos nossos atos e cada um fazer a sua parte. O meio ambiente agradece =)
Por: Rafaela
Nenhum comentário:
Postar um comentário